Integração de dados do Trade

Todo processo executado por uma empresa gera informações. Não importa qual seja o segmento de atuação da organização, a todo momento dados estão sendo gerados e administrados. E no mundo tecnológico de hoje, em quantidades gigantescas.

Um estudo apresentado no ano passado pela Experian mostra que 95% dos executivos entrevistados nos Estados Unidos, Reino Unido, Austrália e Brasil acreditam que dados são fundamentais na elaboração de suas estratégias de negócios.

Com os dados do Trade a lógica não é diferente.

Quem gerencia toda a informação colhida no campo com eficiência sai na frente da concorrência por conseguir entender melhor o momento e, obviamente, poder agir mais rápido.

Para que isso aconteça, porém, é preciso que estes dados estejam disponíveis. Isso ainda é um problema em muitas empresas. Informações guardadas de forma diferentes, em programas distintos ou obsoletos e, em alguns casos, até fora de alcance dos gestores.

É difícil fazer uma gestão eficiente deste modo.

Você sabe onde estão os seus dados?

Você sabe como e onde estão armazenados os dados do Trade que você utiliza?

Reflita sobre estas cinco questões:

  1. Como são compilados os dados que você usa?
  2. Quanto tempo leva a organização destes dados?
  3. Quantos programas e aplicativos diferentes utiliza para a coleta?
  4. Com quantas agências sua empresa trabalha?
  5. Você controla e tem acesso aos dados na hora que necessita?

Como você avalia sua situação após analisar estes questionamentos?

A experiência diz que são poucas as empresas que conseguem responder estas perguntas positivamente. Algumas possuem coletas eficientes, mas demoram muito tempo para organizar tudo, outras captam informações em diversos programas diferentes e não conseguem juntá-las.

Existem ainda aquelas cujos dados estão nas mãos de terceiros e não conseguem fazer análises por ficarem com o acesso limitado, algo inadmissível para quem gerencia algo.

Todos os dados em um só lugar

Imagine ter um sistema que faça a toda a integração de dados e permita o acesso a qualquer momento.

A Trade Marketing Force, plataforma de gestão de Trade Marketing mais completa do país, consegue integrar todos programas e aplicativos em apenas um lugar.

Isso significa que uma empresa pode usar um tipo de aplicativo de campo, obter dados de uma agência através de um programa específico e ainda utilizar planilhas eletrônicas para guardar alguns números. Tudo isso pode se colocado em uma plataforma só!

Quanto tempo pode ser economizado neste processo? Com certeza muito, concorda?

Dados precisam ter alta qualidade

O estudo da Experian lembra, ao citar a opinião dos executivos entrevistados, que apenas os dados de alta qualidade são vantajosos na hora da elaboração de uma estratégia. Isso significa aqueles que não contêm erros ou estão ultrapassados.

Pense nos riscos de criar uma ação ou fazer um planejamento com base em informações que não são atuais ou não estão corretas. O risco de perda de tempo, dinheiro e reputação é enorme.

Manter os dados dentro de apenas uma plataforma ajuda a manter este nível de qualidade.

Acesso seguro e sob seu controle

A segurança é outro aspecto que não pode ser esquecido. Imagine perder históricos de ações realizadas porque os dados não foram guardados de forma segura. E não conseguir acessar informações de sua própria empresa porque quem compilava os dados e os armazenava é um funcionário de não trabalha mais nela? Ou pior, era uma agência cujo contrato foi encerrado?

Por mais que estas situações possam parecer distantes, elas são reais e representam um risco desnecessário.

Dados do Trade são estratégicos

Pense no tempo gasto para a elaboração de uma campanha de incentivo. Em todas as regras que precisam ser criadas, todo os detalhes da pontuação e da apuração dos resultados parciais, por exemplo.

Imagine ter que fazer tudo do zero a cada campanha, sem ter um histórico guardado ou, pelo menos, registros básicos da sua criação, por exemplo. Além do trabalho redobrado, a estratégia fica comprometida.

“A inteligência de um planejamento está na análise das informações obtidas antes, durante e depois de um processo”.

Os dados do trade são estratégicos, por isso precisam ser mantidos em segurança. Também devem estar disponíveis na hora em que são necessários.

Se isso não acontece hoje com você ou na sua empresa, é hora de refletir.

Conheça o site da Trade Marketing Force e saiba como a plataforma oferece soluções de gestão das informações colhidas pela equipe do Trade.

A ferramenta possui também um aplicativo de campo com funcionalidades que cobrem a atuação do time na área de vendas, além de ser uma grande central de comunicação.

Confira e, caso tenha alguma dúvida, deixe seu comentário ou entre em contato.

Aproveite para explorar nosso blog, com artigos publicados semanalmente abordando o universo do trade marketing. São temas que podem ser úteis para a sua empresa, mesmo que ela ainda não possua um departamento próprio de trade.

Siga também nossa página no Facebook, nossa company page no LinkedIn e nosso perfil no Instagram. Elas trazem conteúdo novo sobre o mercado toda semana. Você não pode perder!

Leia, curta e compartilhe!

Até semana que vem!


1 comment

[…] artigos aqui no blog já falei sobre a importância da estruturação e a integração dos dados para o trabalho do Trade Marketing. Vale pena resgatar essas […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *