Quanta tecnologia requer o Trade Marketing?

Se você acompanha o nosso blog ou já conhece a Trade Marketing Force sabe que o nosso negócio é tecnologia para a melhoria da gestão do Trade.

Como já disse algumas vezes em artigos por aqui, toda atividade que pode ser realizada por um sistema não deve ser feita por uma pessoa. Ou seja, a tecnologia deve ser usada, primordialmente, para economizar mão de obra e agilizar a gestão.

Mas de quanta tecnologia uma empresa precisa para fazer uma gestão de trade eficiente?

Você pode imaginar que minha resposta seria “o máximo possível”, certo? Mas isso não é verdade.

A adoção de ferramentas tecnológicas sem uma noção prévia da sua função e utilidade pode resultar em um investimento perdido. Quer dizer, você só deve contratar uma solução tecnológica se:

  1. Souber o resultado que deseja obter;
  2. Estiver disposto a usá-la por completo, mudando sua forma de trabalhar (obviamente isso vale para todos os que terão contato com ela);
  3. A solução que ela trouxer promover melhora na gestão e economia de mão de obra.

Mas e por onde começar? Acompanhe.

Antes de investir é preciso planejar

É quase automático, ao falar em gestão de Trade, pensar em execução no PDV, não é? É um equívoco comum acreditar que uma boa administração de Trade se resume à coordenação e execução do trabalho dos promotores.

A ação no campo é parte fundamental do trabalho do departamento, mas não é a principal. Esse posto pertence ao planejamento.

A estratégia deve sempre vir antes da ação, sempre. Por isso não basta ter uma ideia e sair correndo para colocá-la em prática e – deste modo – viver de resultados pontuais.

Resumindo, se vai investir em tecnologia é preciso buscar primeiro uma solução para controle de processos.

Você já deve ter ouvido falar na sigla PDCA, que em inglês representa a sequência Plan (planejar), Do (fazer), Check (checar) e Act (agir). Já escrevi um artigo sobre gestão onde cito sua importância e, recentemente, fiz um vídeo também.

De um modo simples, pensar na sua aplicação vai mostrar o quanto é preciso, primeiro, “organizar a casa” para depois partir para as execuções.

Uma plataforma de gestão de Trade Marketing é a solução para essa organização. E não se deixe enganar acreditando que um CRM ou ferramenta similar é a solução.

Com a plataforma é possível baratear o controle dos processos, eliminando procedimentos que tomam muitas horas de trabalho dos funcionários, como o preenchimento de planilhas, uso de e-mail, por exemplo.

Em uma plataforma, o registro de informações é seguro, a comunicação é imediata e os dados usados para a elaboração do planejamento estão sempre atualizados e podem ser checados em tempo real.

A tecnologia a serviço da execução

Agora, se você – gestor de Trade – ou sua empresa/departamento, já tem o planejamento e as estratégias prontas e está na hora de agir, a tecnologia pode ajudar na execução de campo.

A utilização de aplicativos instalados nos celulares há anos já não é novidade no mercado. Então é preciso encontrar aquele que melhor reúne funções que podem agilizar o trabalho do promotor no PDV e – ao mesmo tempo – colaborar com a administração feita pelo gestor.

A tecnologia nesse caso, precisa permitir o contato direto entre o backoffice e time de campo, a leitura em tempo real da atuação dos promotores, a troca de arquivos, envio de imagens… em resumo, todo trabalho.

Fez sentido para você? Soluções tecnológicas existem, mas é preciso que você identifique em que estágio está o seu trabalho para depois fazer a opção. É fundamental entender que, primeiro vem a gestão, a administração, a estratégia. Depois vem a ação.

Se tiver dúvidas sobre o tema ou quiser ampliar a discussão, entre em contato ou deixe um comentário no final desse texto.

Conheça as soluções da Trade Marketing Force

A Trade Marketing Force é a mais completa plataforma de gestão de Trade Marketing do mercado nacional e também possui o mais eficiente aplicativo de gestão de campo do Brasil!

Acesse o site para conhecer todas suas funcionalidades e como elas se aplicam ao seu trabalho.

O site da TMF possui um blog com dezenas de artigos sobre Trade Marketing e temas relacionados a esse universo, como tecnologia, varejo e gestão.

Lá você também encontra várias videoaulas sobre tecnologia do Trade Marketing que complementam assuntos abordados nos artigos.

Aproveite e conheça nossos conteúdos originais para as redes sociais. Estamos presentes no Facebook, no LinkedIn e no Instagram com postagens semanais para você se manter atualizado sobre o Trade e o mercado.

Siga, comente e compartilhe com sua equipe!

Até a semana que vem!


1 comment

[…] uso da tecnologia para o gerenciar o Trade atualmente é fundamental. Sem o uso de sistemas e aplicativos a atividade […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *