Você distribui a verba do Trade?

Alocar a verba do Trade na hora da elaboração do orçamento não é apenas decidir qual o valor será gasto no ano e pronto.

Se fosse apenas isso, essa decisão seria baseada em quê? Como se chegaria à quantia ideal para o departamento desenvolver seu trabalho e trazer os resultados que a companhia espera?

Em um artigo sobre a construção básica do orçamento de Trade, eu afirmo que ele só pode ser feito a partir do entendimento da empresa de qual deve ser sua estratégia para o ano seguinte.

Isso porque o departamento tem um relacionamento tão produto com tantas áreas da empresa que não pode se pensado isoladamente. Concorda?

Agora, aprofundando um pouco mais a discussão, pergunto: na hora de distribuir a verba do Trade a gestão está pensando em como o time vai – efetivamente – gastar esse dinheiro?

Ou simplesmente avisa que há uma verba X e deixa o time livre para investir em ações como deseja?

Pois saiba que, se não basta apenas determinar um valor na hora da elaboração do orçamento, também não adianta só distribuir a verba para a equipe e deixá-la solta para decidir como gastar.

É preciso planejamento para distribuir a verba do Trade de forma estratégica.

Uso da verba do Trade requer maturidade

Por que é importante distribuir a verba do Trade de forma planejada? Porque a utilização do dinheiro, lá na ponta, muitas vezes não é feita da melhor maneira ou com o controle necessário.

Em qualquer departamento, de qualquer empresa, decidir como investir a verba requer maturidade de quem toma essa decisão.

Principalmente porque, no dia a dia, o mercado sofre variações que exigem mudanças de planos e tomada rápida de decisões. Muitas vezes um valor destinado a um fim não se torna mais necessário e pode ser usado para outro, por exemplo. E vice-versa.

Organizações que já possuem, ou formam, profissionais conscientes e com visão estratégica não sofrem com esse problema.

Aquelas que, por falta experiência, prática, ou mesmo tempo, não dispõem desse tipo de colaborador podem ver o dinheiro reservado para uma execução não ser aproveitado como deveria.

O que é uma distribuição planejada?

Na prática, na hora de divisão do orçamento é preciso ter uma visão geral que possa antecipar todas as ações que serão feitas para que a separação da verba seja feita com o máximo de precisão possível.

Imagine que o seu orçamento seja estruturado por produto (poderia ser por região, por canais, público, etc). A gestão do Trade precisa definir todas as ações que serão realizadas para esse produto, estimar os custos e então alocar a verba para ele a partir dessas definições.

Na ponta, quem vai realizar as execuções deve receber as instruções do que é necessário fazer e qual o limite que possui para gastar.

Ou seja, esse profissional nem precisa saber o montante total que dispõe para o ano todo, se for o caso. O importante é que ele foque as execuções de forma pontual e a gestão do Trade faça o controle da aplicação dos gastos e tome as decisões estratégicas.

Perceba que – ao elaborar o orçamento dessa maneira – a definição estratégica do uso da verba é da gestão, que pensa o negócio. O time operacional vai aplicar o recurso na execução, mas seguindo instruções e não gastando como quiser.

Esse é o mundo ideal.

Gestão de orçamento requer uma plataforma

O uso de uma plataforma de gestão de Trade Marketing é a melhor solução para gerenciar o orçamento do departamento.

Com essa ferramenta é possível fazer a diluição da verba por canal, produto, até SKU, se for o caso, entre outras formas, e controlar o uso do dinheiro investido pelo coordenador de Trade no campo.

A Trade Marketing Force é a plataforma de gestão de Trade Marketing mais completa do mercado nacional e também possui o mais eficiente aplicativo de gestão de campo do Brasil!

Acesse o site da TMF, saiba como funciona sua gestão de orçamento e conheça suas outras funcionalidades.

Ao explorar o site você vai encontrar nosso blog, onde trazemos, toda semana, artigos como esse aqui, sobre Trade Marketing e temas relacionados a esse universo, como tecnologia, varejo e gestão.

Também abastecemos nossa área de conteúdo com videoaulas e mantemos nossas redes sociais atualizadas todos os dias.

Estamos presentes no Facebook, no LinkedIn e também no Instagram e toda semana publicamos conteúdos originais para você ficar por dentro do que acontece no Trade e no mercado.

Siga nossos perfis, sugira temas, faças perguntas e compartilhe com sua equipe!

Até a próxima semana!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *