Frases feitas do Trade: cuidado com elas!

Todo negócio possui frases feitas, aqueles chavões que são repetidos exaustivamente – muitas vezes por lideranças – e que acabam se “tornando verdade” para os funcionários.

No Trade Marketing não é diferente. Existem costumes disseminados no mercado que acabam sendo repetidos e repassados como se fossem leis inquestionáveis.

É preciso ter cuidado com essas frases feitas! Elas podem levar à criação de hábitos pouco produtivos e que podem atrasar o desenvolvimento do setor na sua empresa.

A seguir vamos conhecer as frases feitas mais comuns no universo do Trade Marketing e desmistificá-las.

Atenção! Cuidado com essas frases feitas!

Você provavelmente já ouviu e acredita em pelo menos uma delas. Está na hora de rever seus conceitos. Confira:

Com uma “planilhinha” de Excel dá para controlar o budget

Acreditar que as planilhas eletrônicas como o Excel são a solução para o controle de dados – qualquer um – é um engano comum. Elas até podem ser fáceis de usar, mas não são seguras, principalmente se muitas pessoas forem responsáveis pelo input de informações.

Quem confia apenas em planilhas eletrônicas mais cedo ou mais tarde descobre erros de dados e fórmulas. Por isso seu budget não deve ser controlado dessa forma. Imagine perder dinheiro porque alguém digitou errado uma informação e ninguém tinha acesso ao arquivo para corrigir.

Comunicação com a equipe é pelo WhatsApp

Aplicativos de mensagens como o WhatsApp ou similares são muito utilizados porque são gratuitos e muito rápidos. Porém, não mantêm registros e podem ser facilmente apagados.

Como confiar que algo vai ser compartilhado com todo o time e todos verão? Estes sistemas simplesmente não podem garantir isso e, assim, a gestão do Trade corre o risco de não ter uma equipe 100% integrada.

Eu faço tudo por e-mail

Fazer tudo por e-mail pode parecer altamente eficiente, mas os problemas desse tipo de ferramenta são os mesmos do WhatsApp. Não há garantia que todos vão receber, abrir e ler os e-mails.

Faça um teste na sua empresa. Envie um e-mail solicitando – no final da sua mensagem – resposta obrigatória da equipe até determinado horário de uma data específica. Verifique a taxa de abertura ou conte quantos e-mails recebeu de volta.

Aposto que muitos nem abrirão o e-mail, outros abrirão, mas não lerão a mensagem até o fim e outros até cumprirão a tarefa, mas com atraso. A razão é simples, o e-mail não é uma forma de comunicação eficiente para a gestão.

Um roteiro fixo controla os promotores

Quem gerencia equipes de campo pode acreditar que basta estabelecer um roteiro para que tudo saia como planejado. É claro que não funciona desse jeito.

Fora os imprevistos que podem acontecer com os promotores, um roteiro fixo “engessa” as execuções podendo provocar perda de tempo e baixa eficiência do time.

O ideal é poder fazer um controle dinâmico, acompanhando as execuções em tempo real e fazendo correções no roteiro planejado caso seja necessário. É possível se você usar a ferramenta correta.

Campanha de incentivo resolve tudo

A campanha de incentivo é uma ótima ferramenta para estimular a equipe e impulsionar o seu desempenho. Não há dúvida sobre isso. Mas essa prática não pode ser a única estratégia da empresa porque precisa ser simples e objetiva e – principalmente – totalmente mensurável.

Se for realizada de forma constante duas coisas podem acontecer: a equipe deixa de perceber a campanha como algo especial e a gestão do Trade vai gastar todo o seu tempo só com isso. Concorda?

Conheça a Trade Marketing Force

Agora que você já conhece as frases feita do Trade conheça a Trade Marketing Force, a mais completa plataforma de gestão de Trade Marketing do mercado nacional e que possui o mais eficiente aplicativo de gestão de campo do Brasil!

A TMF pode resolver todas as questões relacionadas às frases citadas e muito mais. Acesse o site e conheça suas funcionalidades.

Aproveite a visita e conheça a área de conteúdo do site, com videoaulas sobre tecnologia do Trade e o blog, que semanalmente traz artigos sobre Trade Marketing e temas relacionados a esse universo, como distribuição, varejo e gestão.

Siga nossos perfis nas redes sociais! Publicamos todos os dias conteúdos originais para você se manter atualizado sobre o Trade e o mercado. Estamos presentes no Facebook, no LinkedIn e também no Instagram. Siga, comente e compartilhe com sua equipe!

Até a próxima semana! Não perca!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *