As 10 práticas do bom promotor

O promotor é um personagem-chave no PDV. Se você acompanha nosso blog já me viu escrever isso antes algumas vezes.

E não há como pensar de outra forma, já que é ele a figura que atua no PDV concretizando o planejamento do Trade.

Quando uma empresa contrata um promotor ou promotora, obviamente espera que ele ou ela, seja profissional, responsável e demonstre proatividade.

Podemos dizer que é o mínimo que se pode esperar. Mas, além disso, o que faz um bom promotor?

A seguir, listo 10 características que um profissional que trabalha na função deve ter para se destacar e ser desejado pelo mercado.

Confira e – ao final do artigo – caso saiba de mais alguma característica, deixe seu comentário ou faça sugestões. Vamos ampliar essa discussão.

O bom promotor em 10 passos

Em anos de observação do mercado, acredito que o bom promotor é aquele que entende bem o seu papel na engrenagem que envolve a venda de um produto e possui:

1 – Pontualidade

Ser pontual é fundamental em qualquer atividade. No caso dos promotores o respeito ao relógio impacta diretamente na produtividade e a capacidade de atuar em vários PDVs em um dia.

Existem métodos de controle das horas trabalhadas por estes profissionais. O bom promotor sabe disso está sempre no horário.

2 – Organização e limpeza

Ser organizado traz agilidade e, por consequência, produtividade. O bom promotor mantém seu material de trabalho em ordem e organiza também seus processos diários.

Sobre limpeza nem é preciso aprofundar, não é? Mesmo para o promotor que não lida com produtos alimentícios manter tudo limpo é fundamental.

3 – Coerência nos dados enviados

O promotor é a grande fonte de informação da indústria sobre o PDV. Ele é o responsável por coletar dados e enviá-los ao backoffice do Trade da empresa e para isso precisa estar atento.

O uso de um aplicativo de campo ajuda o processo, então é preciso dominar o seu uso para que não haja erros.

4 – Respeito ao planograma

O planograma é um guia que orienta o posicionamento dos produtos na gôndola e é fundamental tanto para uma boa exposição quanto para reposição.

O bom promotor não esquece disso e segue o planograma à risca.

5 – Consciência do produto que representa

O bom promotor procura saber tudo sobre a marca e o produto com o qual está lidando no ponto de venda.

Ele sabe que é muito importante entender o que é o produto, conhecer suas características e pontos fortes, para fazer “sua defesa” no PDV. Seja na hora da exposição, de uma promoção ou ainda na execução de algum planejamento para combater a concorrência.

6 – Dedicação total à empresa que o contrata

Não são raros os casos de promotores que aproveitam a presença no PDV para “fazer bico” para outras empresas no horário de serviço. Ou seja, trabalham para uma organização no tempo em que estão sendo pagos por outra.

A prática é antiética e não pode fazer parte da rotina de um bom promotor.

7 – Atenção a tudo o que acontece no PDV

Como já citei, o promotor é o olho da empresa no ponto de venda e por isso deve estar atento a o que acontece no PDV.

Comportamento do shopper, abertura de espaços, hábitos de compra, a movimentação da concorrência, tudo isso não pode “passar batido” pelo bom promotor.

É seu papel, ao perceber mudanças, tendências, problemas ou oportunidades, relatar ao seu supervisor e manter sua empresa informada.

8 – Educação no atendimento

O promotor é o principal elemento de contato da empresa com o shopper no PDV.

Seja durante a execução de uma ação promocional (como uma degustação, por exemplo) ou no dia a dia de trabalho, o promotor é o representante da marca e a maneira como se comunica e auxilia com o cliente pode ser determinante para que a venda aconteça.

O bom promotor entende esse papel e sabe conversar e atender o shopper com educação e presteza.

9 – Habilidade de negociação

Por ser o representante da marca com presença constante no PDV, o promotor acaba criando relacionamentos com colaboradores e gerentes e isso é importante para negociar vantagens para o seu produto.

Share na gôndola e pontos-extras, por exemplo, costumam se resultado de negociações que começam com os bons promotores no PDV.

10 – Dedicação à equipe

O bom promotor, como se diz popularmente, “veste a camisa” da empresa que o contrata. Isso não quer dizer que deve se tornar um defensor cego, mas sim alguém que sabe onde está e participa.

Ele não é apenas um funcionário que fica esperando ordens, cumpre o seu horário e vai embora. Ao contrário, ele está sempre atento e sugere mudanças e melhoras ao seu supervisor. Sua dedicação é total.

Por falar em supervisor, você tem alguma dúvida sobre o que faz esse profissional? Então confira o artigo “O que faz um supervisor de merchandising” no nosso blog para ter uma noção básica das suas funções e responsabilidades.

E então, o que achou da lista? Comente no final deste texto.

Toda semana o site da Trade Marketing Force traz em seu blog novos artigos com assuntos relacionados ao universo do Trade Marketing, da gestão e do varejo.

Na aba de conteúdo também estão nossas videoaulas sobre tecnologia do Trade Marketing. Você não pode perder!

E não para por aí. Nossas redes sociais trazem durante toda semana informações sobre o mercado e também explicam o Trade Marketing de forma simples e direta. Confira! Estamos no Facebook, LinkedIn e Instagram. Leia, curta, compartilhe!

Até a semana que vem!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *