Coordenador de Trade, no escritório ou no campo?

É provável que você tenha estranhado o título desse artigo.

Afinal, é muito comum que o coordenador de Trade (também chamado de supervisor em algumas empresas) seja uma figura do campo e não haja dúvida alguma sobre isso.

Pois bem, o fato é que embora essa seja a realidade do Trade brasileiro, não é a situação ideal nem para empresa, nem para o profissional.

A presença do coordenador no campo é importante, mas se ele só se dedica a isso e fica sem tempo para pensar a estratégia do negócio temos um problema.

Se a comunidade do Trade no Brasil tem interesse em evoluir e fazer com que as empresas e profissionais entendam a importância do departamento é preciso começar a colocar a estratégia antes da operação.

Coordenar não é só dar ordens

O que observamos no mercado brasileiro é a figura do coordenador que recebe ordens de cima – seja do seu gestor ou do responsável pelo departamento de vendas – e simplesmente as repassa para o time de campo.

Ou seja, ele transforma em sua principal função ficar dando ordens para o time.

Ora, se o Trade Marketing tem por natureza uma função estratégica na organização, esse profissional não pode ser um mero executor.

Não é raro ouvir de coordenadores as frases: “não estou na empresa agora”, “não tenho acesso ao meu computador”, “agora está corrido”.

Isso acontece porque ao mergulhar no campo as funções operacionais roubam todo seu tempo e ele se torna um apagador de incêndios.

Papel do coordenador de Trade é liderar

Aqui no nosso blog há um artigo no qual detalho as tarefas do coordenador de Trade. Recomendo a leitura e compartilhamento com os companheiros de trabalho.

O fato é que o coordenador de Trade precisa ser alguém que lidera sua equipe pelo exemplo e para isso ele tem que planejar antes o que vai fazer.

Todo planejamento começa com a análise dos resultados que já foram alcançados. Assim, o ideal é que o coordenador dedique as últimas duas horas do seu dia avaliando as ações que foram realizadas, validando o que foi correto e observando o que precisa ser melhorado para que – no dia seguinte – possa orientar o seu time.

Ele é a figura que deve guiar as ações, lembrar quais são as prioridades da semana, orientar como deve ser o trabalho no cliente e liderar a equipe.

Agora, ninguém consegue planejar no celular!

Nem a melhor tecnologia garante isso porque existem diversas informações que precisam ser consolidadas para permitir uma visão do todo.

Planejamento é um processo que requer tempo e concentração e isso só é possível no escritório. Por isso o coordenador deve se organizar para isso.

Empresa deve investir no coordenador

No artigo que citei acima lembro que um grande número de coordenadores são ex-promotores acostumados com a rotina do PDV e as tarefas operacionais.

Esse fato não deve impedir a sua evolução e a empresa tem um papel importante nessa hora.

Caso o coordenador não tenha conhecimento ou costume de lidar com gráficos, planilhas, análise de dados, dinâmicas ou entender os indicadores propostos para ele, parte da organização fazer com que ele evolua.

Isso pode acontecer através de treinamentos e acompanhamento de um gestor (se houver um). Ter um coordenador operacional é improdutivo e caro para a empresa que fica sem visão estratégica. Pense nisso.

Conheça a Trade Marketing Force

A Trade Marketing Force é a plataforma de gestão de Trade Marketing, com aplicativo de campo, mais completa do mercado nacional. Acesse o site conheça toda as suas funcionalidades.

Aproveite e conheça o nosso blog. Toda semana publicamos novos artigos com temas relacionados ao universo do Trade Marketing e do varejo em geral que podem ser úteis para o seu negócio.

Leia, deixe seu comentário no final dos artigos e sugira temas.

Confira também nossas videoaulas sobre tecnologia do Trade e siga nossas redes sociais, a fanpage do Facebook, a company page do LinkedIn e nosso perfil no Instagram.

Elas trazem conteúdos originais para você se manter atualizado sobre o mercado. Espero que goste e compartilhe!

Não perca o artigo da próxima semana!

Até lá!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *